terça-feira, 11 de janeiro de 2011

GUIÃO DO ALUNO


1. Definição da tarefa a realizar: O que devo fazer:
a. Ler as informações dadas pelo professor e compreender os objectos de aprendizagem e a finalidade do trabalho;
b. Discutir e seleccionar o subtema a explorar.


2. Estratégias de pesquisa da informação: Onde? Que fontes?
a. Pesquisar as informações, para além das que são fornecidas, com interesse para o trabalho (artigos, vídeos, imagens…);
b. Seleccionar as melhores fontes.

NOTA: no caso de utilização de páginas electrónicas, usar páginas seguras – as propostas pelo professor e/ou seguindo um guia de avaliação de páginas em rede.

3. Localização das fontes de informação:
Onde as posso encontrar?
• Na Biblioteca da escola
• Na Biblioteca Municipal
• Em casa
• Disponibilizadas pelos professores
• Internet.
Quem me pode ajudar?
• Professor- bibliotecário
• O professor
• Pais
• Colegas


4.Utilização da Informação: 
Como registar?
• Notas no caderno
• Anotar usando processador de texto
• Ilustrar conceitos
• Gravação de voz e/ou imagem
Como referir?
• Usar o guia disponibilizado pela Biblioteca


5. Produto:
a. Iniciar a execução de um blogue, seguindo as indicações dadas no TUTORIAL DO BLOGUE disponibilizado;
b. Definir o que é realmente importante: ler, visualizar o que foi feito e decidir que aspectos são úteis para o trabalho;
c. Organizar, no blogue, a informação recolhida. Apresentar as opiniões e conclusões sobre a temática trabalhada;
d. Antes de terminar o trabalho,  verificar:
  •  O trabalho está organizado segundo os guiões fornecidos?
  •  A informação que encontrei corresponde às necessidades diagnosticadas?
  •  Citei correctamente as minhas fontes?
  •  O blogue está organizado, bem apresentado, com linguagem clara e objectiva?
e. Apresentar o trabalho:
  • Apresentação dos blogues dos grupos no universo da turma; recolha de opiniões e reformulação de alguns itens, se necessário;
  •  Apresentação dos blogues a turmas do 3º Ciclo, no âmbito de Formação Cívica
  •  Inclusão de hiperligações para os blogues realizados no sítio oficial da escola e da biblioteca.
6. Avaliação:
Avaliar o próprio trabalho. Será que corresponde aos objectivos propostos? O que aprendi sobre este tema?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos o seu comentário, que será enviado para o nosso e-mail e publicado logo que possível.